Condomínio Simples

Quais as funções do porteiro no condomínio?

Dependendo do condomínio a função do porteiro, sem duvidas, é uma das mais importantes para a vida condominial. Podemos dizer que a portaria é o local mais delicado do condomínio, local esse onde transitam moradores, visitantes, prestadores deserviço, etc.

Toda atenção para a portaria AINDA PODE SER POUCA! O porteiro é o responsável pela segurança e ordem da portaria de condomínio, de forma a exercer sua posição de guarda e controle com clareza e disciplina.
O porteiro representa os olhos e atenção do condomínio, e deve tanto ter confiança e conhecer todas as suas atividades como a conduta do condomínio como impor limites e não agir de forma desapropriada, mas sim seguindo as normas.

Mas quais as funções e atribuições profissionais

 

Controle de acesso de visitantes 

Ao chegarem, o porteiro deve interfonar para a unidade indicada. Assim, o morador pode autorizar a entrada do visitante.

Por questões de segurança, o porteiro deve manter-se dentro da portaria e usar o porteiro eletrônico para se comunicar com o visitante que esteja do lado de fora. Mesmo que seja chamado, não deve sair da guarita. Caso haja dúvida sobre quem é o visitante, é conveniente que o porteiro solicite que o morador venha identificar visualmente o visitante.

Não se deve colaborar com a entrada de visitantes regulares sem antes checar a autorização com o morador todas as vezes.

Recebimento de encomendas

Nos casos de entrega de comida o profissional interfona para o morador vir retirar seu pedido na portaria, evitando a entrada de estranhos no condomínio.
Se a entrega for dos Correios, como pacotes, por exemplo, alguém da unidade é chamado para retirar o pacote e assinar o recibo. Caso não haja ninguém na unidade, o porteiro pode receber o volume.
Em alguns casos, ao final do turno, o profissional entrega os recebidos nas unidades – mas isso depende de cada condomínio.

Prestadores de serviço/Concessionárias

Só deixar entrar funcionários de empresas (como TV a cabo ou internet, por exemplo), após se certificar que houve pedido por parte dos moradores.

Quando o interessado em entrar no condomínio se disser funcionário de concessionária (empresa de água, luz, gás) pode-se ligar para a empresa e ter a certeza do envio do profissional. A empresa pode colaborar dizendo se realmente houve algum tipo de pedido de verificação ou de manutenção.
Em caso de obras no condomínio, só se deve deixar entrar os funcionários apontados e autorizados pela empresa prestadora de serviços.

Caso haja algum tipo de remanejamento, o zelador, o síndico e o porteiro devem ser avisados pela contratada.

Relação do porteiro com os moradores no condomínio 

O profissional deve manter um relacionamento cordial e simpático com os moradores, evitando a todo custo deixar a portaria desassistida. Saber o regulamento interno do condomínio é imprescindível, pois assim ele pode
colaborar com o seu cumprimento.
O porteiro deve sempre alertar o administrador e o síndico sobre irregularidades ocorridas durante o seu horário de trabalho.

O dia a dia do porteiro no condomínio 

Sempre uniformizado e ter cuidado com sua higiene é regra básica para todo profissional de portaria. Ter cuidado para não perder o foco de suas atividades quando estiver conversando com moradores ou outros profissionais, pois é
bastante comum que existam essas conversas no dia a dia.
Outra regra básica que é importante para a segurança do condomínio é que não se deve comentar, fora do local de trabalho, sobre o seu cotidiano ou sobre particularidades do condomínio.
Manter portões e demais acessos ao condomínio fechados em horários de recolhimento de lixo e limpeza das ruas é outra dica de segurança.

 

 

Cuidado com os pedidos de favores

Não é dever do porteiro: carregar sacolas de compras, manobrar veículos, olhar as crianças do condomínio, guardar chaves das unidades ou de automóveis na portaria, liberar pessoas sem autorização prévia, enfim. Alguns pedidos de favores poderá comprometer o emprego do profissional de portaria porque onde ele deveria estar em determinado momento não foi possível, pois ele estava executando funções que não são dele.

Dica importante para o profissionais de portaria e para os condomínios

Sempre se mantenha atualizado sobre a sua profissão. Procure entender sobre as novas tecnologias e dicas de segurança que faram diferença no seu dia adia. Os condomínios podem colocar em seu cronograma reciclagem a cada seis meses, para ajudar o profissional manter-se atualizado.Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando aqui no blog.

Porteiro no condomínio
05/02/2020   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio