Condomínio Simples

DICAS PARA ECONOMIZAR A ÁGUA DO CONDOMÍNIO

 

O desperdício de água é um problema socioambiental de graves consequências para toda a humanidade. Por isso resolvemos listar dicas para economizar a água do condomínio.

Se você pensar que de toda a água disponível no planeta, apenas 3% é originalmente própria para consumo isso já faz você pensar melhor e evitar o desperdiço.

Segundo previsões da ONU, até 2030 praticamente metade da população enfrentará problemas de abastecimento de água potável, resultado das mudanças climáticas, ação humana e crescimento populacional. Neste momento, a demanda por água doce vai superar o abastecimento em 40%.

Se torna cada vez mais urgente realizar um acompanhamento diário do gasto de água!

Nos preocupamos muito com isso, então vamos ser militantes para combater o desperdiço de água, começaremos pela nossa expertise que são os condomínios.

Conscientização dos condôminos e funcionários

Um fator primordial para economizar água no condomínio é a conscientização de seus condôminos e funcionários. A mudança de atitude individual é de suma importância para o futuro. Para mobilizar os moradores a respeito do controle de gasto de água, algumas ações podem ser tomadas. Levantar a pauta de como economizar água no condomínio em reuniões de moradores, é uma boa maneira de fomentar discussões e levantar possibilidades de ações que busquem conscientizar todos os indivíduos que frequentam o espaço.

Outra boa sugestão é a disponibilização em quadro de avisos e de cartazes que lembrem os moradores da importância de se poupar água e de como ações simples podem ser eficientes. Para diminuir o consumo é primordial que todos entendam a importância da campanha!

Por exemplo, fechar a torneira enquanto se escova os dentes e tomar banhos mais rápidos podem influenciar bastante na hora de economizar água no condomínio. Crie uma campanha de conscientização.

Hidrômetros individuais em condomínios

Além disso, investir na colocação de hidrômetros individuais, em que cada unidade de apartamento paga pelo o que consumir, pode ser uma boa alternativa para economizar água no condomínio. Na grande maioria dos prédios antigos, o hidrômetro é coletivo. A medição individualizada faz com que os moradores sintam reflexo de seus comportamentos em seus gastos mensais. Isso torna mais visíveis as possíveis mudanças de atitudes que devem ser feitas para reduzir o consumo de água.

Reutilização de água

Um exemplo de sistema de reuso bastante eficiente e utilizado atualmente são as Estações de Tratamento de Efluentes. O tratamento adequado de águas já utilizadas, como o esgoto e águas cinzas, por exemplo, de banhos e máquinas de lavar roupa, para que sejam reutilizadas, ajudando a economizar água no condomínio.

A reutilização da água pode ser feita em ambientes externos e/ou fins menos nobres, como por exemplo, a descarga de banheiros comuns, limpeza de paredes e pisos e a irrigação de áreas paisagistas e gramados. A construção de reservatórios para armazenar água da chuva, que pode ser reaproveitada para a limpeza de áreas comuns e para regar os jardins também é uma ótima possibilidade.

DICAS RÁPIDAS

  • Cubra a(s) piscina(s) para reduzir a evaporação em até 90%, gerando economia de 378,5 litros de água por mês.
  • Regue as plantas apenas com um regador, aspersor ou com mangueira do tipo esguicho-revólver. Sistema de rega automatizados são excelentes para o jardim e para o consumo de água, evitando a evaporação e economiza de até 96 litros.
  • Faça uma inspeção periódica para chegar vazamentos. Essa simples atitude pode reduzir em até 20% as contas do seu condomínio.
  • Em caso de prédios antigos, a dica é trocar válvulas tipo hidra ou vasos antigos das áreas comuns e unidades, por modelos de caixa acoplada de dois botões, que reduzem o volume de 24 para 6 litros por descarga.
  • Nada de mangueira para varrer a calçada. Opte por vassoura e economize 279 litros a cada 15 minutos.
  • Instale restritores de vazão e controladores de pressão. Estes equipamentos simples são capazes de acabar com os “ladrões de água”, fazendo com que o consumo chegue no nível ideal.

Busque ferramentas inteligentes que contribuam com a diminuição de gastos e de consumo de água no condomínio.

Outra texto que fizemos recentemente foi 05 maneiras de reduzir a conda de luz. Se ficou interessado em mais uma forma de reduzir os custos e ainda ajudar o planeta, clique aqui. 

Se você gostou das nossas dicas continue acompanhando o blog e as redes sociais da CONDAC.

Condac Condomínios

ECONOMIZAR A ÁGUA DO CONDOMÍNIO
24/06/2020   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio