Condomínio Simples

5 CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO DO CONDOMÍNIO

Uma das principais preocupações de um síndico deve ser os cuidados com a manutenção do condomínio. É assim que acidentes são evitados, garantindo a segurança dos moradores do prédio, além disso, a manutenção evita que o condomínio tenha maiores despesas.

Atuar nesse tipo de trabalho não é nada fácil! Os detalhes e cuidados que não podem ser deixados de lado para garantir o bem-estar e segurança do condomínio devem ser tomados dia após dia.

Para ajudar nessa luta diária de todo síndico, separamos 5 cuidados que você não pode esquecer na manutenção do condomínio. Ah, no final vamos deixar uma dica EXTRA.

 

1 –  Inspeção do Corpo de Bombeiros

Para manter o condomínio prevenido contra incêndios, é preciso que o Corpo de Bombeiros realize uma inspeção no condomínio. A periodicidade desta vistoria depende muito da cidade em que fica o condomínio.

Após verificar todos os extintores, mangueiras, placas de sinalização, alarmes, entre outros itens, o Corpo de Bombeiros irá emitir um documento que é o laudo de vistoria, onde nele vem a aprovação ou não do seu condomínio. Vale lembrar que os extintores possuem prazo de validade e você, síndico, precisa conferir para deixá-los sempre em dia.

 

2 – Inspeção do sistema elétrico

O sistema elétrico também faz parte dos itens que devemos ter cuidado na manutenção do condomínio. É preciso ficar atento e realizar uma inspeção semestral, verificando o sistema de aterramento e se existe algum mau contato ou risco de curto. Esse procedimento também deve ser feito por um engenheiro elétrico que fornecerá um comprovante que deve ser armazenado junto aos demais.

 

3- Inspeção dos elevadores

Os elevadores necessitam serem inspecionados e conservados por uma empresa especializada e habilitada. Essa empresa irá emitir o RIA (Relatório de Inspeção Anual) e também a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Não custa nada lembra que, por viabilizar o nosso dia a dia o elevador é muito utilizado. Assim ele precisa passar por manutenções constantes para nos manter em segurança.

 

4 –  Inspeção dos portões, alarmes, câmeras e interfones

A inspeção e manutenção dos portões, alarmes e interfones deve ser realizada por uma empresa que ofereça um atendimento rápido e de qualidade para esses sistemas. Afinal de contas, são esses aparelhos que garantem a segurança de todos os moradores do condomínio. Sabemos também que esses itens vez ou outra são passiveis de problemas, por isso a importância de uma empresa de atendimento rápido e eficiente.

 

5 –  Inspeção do gás

Com certeza você já ouviu falar sobre algum acidente grave envolvendo vazamento de gás dentro de apartamentos. Para evitar esse tipo de situação, a central de gás e todos os ramais devem passar por uma inspeção.

A central de gás deve ser verificada durante a manutenção do condomínio pelo menos uma vez por ano. A empresa responsável pela inspeção deve emitir um laudo e também a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Vale ressaltar que caso você note alguma mudança brusca na conta de gás, há sinal de vazamento. Se esse for o caso, realize uma inspeção mais cedo e peça para que todos os moradores permaneçam atentos a qualquer sinal fora da normalidade.

DICA EXTRA – Inspeção do para-raios

Por último, mas não menos importante, vamos falar da manutenção do para raios. A inspeção do para-raios deve ser realizada no mínimo uma vez ao ano e é dever do síndico providenciá-la. Para isso, é preciso procurar e contratar uma empresa especializada para emitir um laudo. Além disso, a empresa também disponibiliza um documento chamado ART.

Vale ressaltar que o para raios também é um item de segurança e precisa ser levado a sério.

Antes de terminar vamos deixar um texto que vai trazer ainda mais informações para manter seu condomínio mais organizado. Basta clicar!

É importante que o síndico saiba das suas responsabilidades para manter o condomínio sempre bem. 

 

Se você gostou das dicas de como cuidar da manutenção do condomínio, continue acompanhando o blog e as redes sociais da CONDAC.

Condac Condomínios

Confira outras matérias também:

A LEI DO SILÊNCIO NOS CONDOMÍNIOS

QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DO SÍNDICO NO CONDOMÍNIO?

10 DICAS DE SEGURANÇA PARA CONDOMÍNIO

 

cuidados com a manutenção do condomínio
15/04/2020   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio