Condomínio Simples

CONVIVÊNCIA NO CONDOMÍNIO DURANTE A QUARENTENA

Viver em harmonia num condomínio é uma tarefa difícil, imagina só nessa quarentena. A convivência no condomínio durante esse período é uma dor de cabeça para o síndico que passou a receber mais reclamações diárias.

O isolamento social recomendado para frear o avanço do novo COVID 19, tem transformado muitos condomínios em potenciais zonas de conflito. Com pessoas passando mais tempo em casa, discussões entre vizinhos aumentaram cerca de 25% no último mês, de acordo com o Secovi Rio, sindicato que representa mais de 29 mil condomínios e imobiliárias do estado.

Entre os principais motivos dos conflitos estão o barulho, principalmente em dia de lives dos artistas, a insistência em usar as áreas de lazer e os itens deixados no corredor.

Houve também um aumento no número de moradores buscando a CONDAC para pedir aconselhamento, principalmente em relação ao barulho excessivo. O que nós incentivamos é o bom senso e a boa intermediação de síndicos. Nosso papel quanto a administradora é preservar a segurança e saúde de todos no condomínio.

Esse aumento de conflitos e brigas é natural, já que se trata de uma situação atípica, com famílias inteiras reclusas em casa, trazendo para os síndicos um momento de muito trabalho.

SOM ALTO

Qualquer ruído que ultrapasse o indicador da ABNT (45 decibéis) vai atrapalhar o sossego dos vizinhos, independentemente da Lei do Silêncio. A live, uma vez ou outra, é bem vista, mas não pode se tornar um hábito, de tal forma que venha a atrapalhar a rotina do prédio.

OBRAS

Diante da necessidade do isolamento social, as obras podem ser paralisadas, salvo se demonstrarem uma urgência em sua conclusão, como um vazamento, por exemplo.

DELIVERY

Buscar os lanches na portaria evita a propagação do vírus no prédio. Não existe qualquer ilegalidade nesta regra. Aliás, alguns prédios já adotavam essa medida antes mesmo da pandemia.

NO CORREDOR

Deixar sapatos e roupas no corredor é uma conduta reprovável. Isso deve ser feito dentro dos seus limites, ou seja, na própria área de serviço da unidade. Além de deixar seus pertences o corredor, vale lembrar que não podemos sair seminus ou pelados no corredor para evitar o constrangimento e o assédio.

ÁREAS COMUNS

O uso da piscina e de outras áreas deve ser evitado. Como o isolamento está levando muito tempo, pode-se admitir uma escala de horários entre os moradores, para que não haja aglomeração e as famílias possam tomar banho de sol tranquilos.

CRIANÇAS

Os pais devem ter consciência do barulho que os filhos fazem para quem mora no andar abaixo do seu. Se não tiver como evitar, combinem horários e cômodos para que as crianças possam brincar, usando tapetes para abafar o som.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Quem tem cachorro em casa sabe que eles costumam ser agitados, gostam de brincar, latem e fazem bagunça. Distraia seu pet com brinquedos, evitando que o animal fique irritado, atrapalhando os demais condôminos.

LIXO

Sacolas de lixo não podem ser deixadas na porta de casa, mas na área específica de coleta, já que a maioria dos prédios tem lixeiras nos andares. Se não houver, síndicos devem regulamentar o horário de coleta do lixo, sendo que, até a retirada, ele deve ficar em casa.

ESTIMULE A AJUDA COMUNITÁRIA

Evidencie a necessidade de auxílio solidário para pessoas que não correm maior risco ao sair de casa: como idosos e doentes crônicos. Fazer compras, buscar correspondência, ajudar com reparos na casa ou simplesmente conversar por telefone são ações simples, mas que fazem muita diferença.

É cuidar de tudo agora para que a assembleia não vire um momento de lavar a roupa suja quando tudo voltar ao normal.

COMO FICA O PAGAMENTO DA TAXA DE CONDOMÍNIO DURANTE A QUARENTENA?

 

Se você gostou das nossas dicas continue acompanhando o blog e as redes sociais da CONDAC.

Condac Condomínios

 

CONVIVÊNCIA NO CONDOMÍNIO DURANTE A QUARENTENA
29/04/2020   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio