Condomínio Simples

COMO MANTER UMA BOA CONVIVÊNCIA NO CONDOMÍNIO

Conviver com pessoas diferentes e desconhecidas nem sempre é fácil, mas é possível desde que haja respeito e boa vontade para viver em harmonia. Confira algumas dicas para você manter uma boa convivência no condomínio.

Cuidado com o barulho

É essencial seguir os horários e normas de silêncio estabelecidas pelo condomínio. Após a hora indicada, tome o máximo cuidado com o barulho.

Se você gosta de fazer festas e eventos na sua casa, fique atento com o volume do som para não incomodar os vizinhos.

Crianças

Os pais são responsáveis por estabelecer limites aos seus filhos, converse com eles para que não brinquem em áreas que não são apropriadas. Crianças pequenas precisam estar sempre acompanhadas. Respeite o horário, você pode utilizar tapes emborrachados nos quartos das crianças, carpetes e tapetes para evitar a propagação do som.

Animais De Estimação 

Outro ponto que requer atenção é o seu animal de estimação. Para evitar qualquer situação indevida, use as entradas de serviço quando sair com o bichinho. Além disso, sempre limpe as sujeiras do animal em áreas compartilhadas.

Tomar atitudes como essas são essenciais para manter a harmonia com a vizinhança.

Preserve as áreas compartilhadas

As áreas utilizadas por todos os moradores devem ser devidamente preservadas.

Deixar peças de roupas, lixo ou outros objetos nestes locais prejudica a limpeza geral do ambiente e pode causar problemas.

Portanto, nestes casos, é essencial prestar atenção sempre que usar as áreas compartilhadas e zelar pela sua conservação.

Descarte o lixo corretamente

É preciso tratar o lixo doméstico de forma responsável e consciente. Ter esse pensamento ajuda a preservar o meio ambiente e é bem visto pelos moradores.

Por isso, transporte o lixo corretamente e sempre descarte-o com sabedoria.

Seja responsável com a garagem

Outro fator para manter a boa convivência no condomínio é o uso das vagas na garagem do prédio.

Portanto, aqui também vale a regra do bom senso: se for usar alguma vaga que não é sua, peça sempre autorização prévia ao dono.

Também é importante tomar cuidado com o uso da buzina e o limite de velocidade ao transitar pelo condomínio.

Fumante? Apenas em área reservada

Se você é fumante, atente-se às placas alternativas e use apenas o espaço reservado.

A lei antifumo proíbe que o fumante use áreas comuns como o elevador e elas devem ser seguidas à risca.

Preze pelo bom relacionamento com os funcionários

O porteiro do condomínio é um funcionário a serviço da portaria. Então, é importante respeitar essa lógica e evitar o costume de pedir favores ao profissional.

Ele, assim como outros funcionários do prédio, deve ser tratado de forma que o convívio geral seja sempre o melhor possível.

05 DICAS RÁPIDAS

  1. Tenha empatia

Em caso de festas e comemorações, convide os vizinhos mais próximos, ou envie um recado se desculpando antecipadamente pelo incômodo.

  1. Convivência

Por mais que não concorde com as regras do condomínio procure respeitá-las, não chame funcionários do vizinho para trabalhar na sua casa, se tiver algum conflito resolva civilizadamente e procure participar das assembleias.

  1. Academia

Leve toalha para evitar doenças respiratórias ou de pele, devolva os equipamentos e os pesos para os seus devidos lugares e reveze os equipamentos.

  1. Salão de festas

Faça a reserva com antecedência, principalmente em determinadas sazonalidades, quando a maior parte das pessoas fazem festas. Respeite o horário de uso e as regras do local, faça uma lista dos convidados para deixar na portaria, cuidado com o volume do som e limpe o local.

  1. Obras

Caso faça alguma obra avise o síndico antes, para que não ocorra reclamações ou algum mal entendido.

 

DICA PARA O SÍNDICO

Promova confraternizações

O síndico pode ser criativo e promover um bom relacionamento entre os moradores. Utilizar o site e/ou aplicativo do condomínio para enviar convites, agendar eventos de confraternização no salão de festas, por exemplo.

Promover a interação entre os moradores pode ser saudável, desde que planejado.

Portanto, tenha paciência e boa vontade, lembre-se: que um dos benefícios de se morar em condomínio é o networking e as amizades que podem surgir. Esses são alguns cuidados e todos devem fazer sua parte, exercer a empatia é muito importante nesses dias atuais.

Manter a boa convivência no condomínio é possível!

Há alguns dias escrevemos, aqui em nosso blog, um texto com dicas para ajudar a MEDIAR DE CONFLITOS NO CONDOMÍNIO. Se interessar será uma boa leitura.

Até breve!

COMO MANTER UMA BOA CONVIVÊNCIA NO CONDOMÍNIO
14/10/2020   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio