Condomínio Simples

RISCOS QUE O SÍNDICO CORRE DURANTE A GESTÃO 

Ao assumir seu cargo, um síndico corre riscos durante a gestão de condomínio. Agora, entre outras tarefas, você é parte essencial nas melhorias do ambiente onde os condôminos vivem. Será cobrado, deverá cumprir com os deveres para ser exemplo e se algo der errado o síndico tem responsabilidade civil e criminal.  Art. 1348 do Código Civil

E, por isso, sua imagem é altamente afetada por suas ações e reações às crises durante a sua gestão. O importante é ser preparado para levar uma gestão tranquila, imparcial e saudável.

Vamos mostrar os principais riscos que o síndico corre durante sua gestão e entender como evitá-los. Com dedicação, atenção e cuidado, é possível evitar diversas dores de cabeça.

 

Quais são as atribuições do síndico no condomínio

CUMPRA COM OS SEUS DEVERES

Como síndico, você nunca deve deixar de prestar contas e ter um relacionamento muito claro e aberto com os condôminos. Sua missão é prezar pelo bem-estar de todos ao cuidar da melhor forma possível do condomínio. Portanto, é imprescindível que mesmo o menor dos deveres seja cumprido.

Lembre-se que, caso o contrário aconteça, você pode ser destituído do seu posto. Basta os condôminos comprovarem que seu desempenho está aquém do esperado.

RESPEITE O QUE FICOU DEFINIDO NA ASSEMBLEIA

Embora a gestão esteja em suas mãos, um síndico de condomínio deve respeitar sempre as decisões tomadas pela assembleia. É claro que pequenas obras emergenciais precisam e devem seguir seu curso sem muitos entraves.

Porém, sempre consulte a assembleia quanto a decisões maiores e a longo prazo, como por exemplo obras de grande porte – ou que gerem grandes gastos -, novas regras ou aplicação de multas.

A CONFIDENCIALIDADE DOS CONDÔMINOS DEVE SER PRESERVADA

Como síndico de condomínio, tome muito cuidado para jamais expor indevidamente nenhum condômino.

Isso quer dizer que, embora outros condôminos tenham o direito de saber sobre os inadimplentes, isso não deve ir além dos moradores. Evite avisos sonoros, digitais ou impressos que possam constranger o inadimplente.

É importante também jamais entrar em discussões exaltadas e ofensivas. Lembre-se também que o síndico não está autorizado a perdoar dívidas ou entrar sem autorização em nenhuma unidade.

 

Como cobrar os inadimplentes do condomínio?

FAÇA A PRESTAÇÃO DE CONTAS – SEMPRE

Mantenha sempre em dia a documentação financeira do condomínio. Assim você jamais terá problemas caso um morador peça algum tipo de prestação de contas.

Ter tudo organizado e em mãos é parte das obrigações do síndico de condomínio, mesmo que fora da apresentação orçamentária anual, que você também jamais deve negligenciar.

CUIDADO COM O PODER EXCESSIVO

Desentendimentos em condomínios são comuns. Procure não abusar da sua posição como síndico para se sobrepor em um desentendimento pessoal ou tomar parte de algum lado. Lembrar sempre que sua gestão deve ser imparcial para tentar resolver os conflitos de forma passiva.

Síndico não pode proibir entradas de visitantes, multar sem provas, autorizar obras que não passam em assembleia, enfim, nada que venha a exceder seu poder dentro do condomínio.

 

OS PROCESSOS MAIS COMUNS CONTRA SÍNDICOS

  • Crimes contra a honra (calúnia, difamação, injúria);
  • Prejuízo aos condôminos ou a terceiros;
  • Apropriação indébita de fundos do condomínio;
  • Apropriação indébita de verbas previdenciárias dos funcionários;
  • Exposição de condôminos inadimplentes (danos morais);
  • Realização de obras sem a devida autorização da assembleia, quando necessária;
  • Acidentes com funcionários em horário de trabalho;
  • Negligência na manutenção do condomínio e de equipamentos;
  • Omissão de informações;
  • Ausência de fiscalização do trabalho realizado por administradoras condominiais.

Para não correr o risco de algo não sair como esperado no seu condomínio, você ainda pode pedir ajuda a uma empresa especializada e administração de condomínios para auxiliar nas demandas do síndico.

Se você gostou das nossas dicas continue acompanhando o blog e as redes sociais da CONDAC.

Condac Condomínios

 

22/04/2020   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio