Condomínio Simples

QUEM PAGA CONDOMÍNIO, TAMBÉM PAGA ÁGUA E LUZ?

Quem tem apartamento próprio ou alugado sabe que todo mês chega a taxa de condomínio. Contudo, essa cobrança continua causando muitos desentendimentos. Uma das grandes dúvidas ainda é: quem paga condomínio, também paga água e luz?

Você sabe o que é a taxa de condomínio e porque é importante ela sofrer reajuste? Clique aqui para saber mais.

O que é a taxa de condomínio?

Vamos entender o que é a taxa de condomínio: é o valor a ser pago por todos os condôminos, mensalmente, para custear as despesas do condomínio.

Geralmente, a taxa serve para custear a manutenção das áreas comuns do prédio. Contas luz e água, produtos de limpeza, IPTU, além dos gastos com funcionários, como salário, horas extras, recolhimento de impostos, rescisão, e os gastos aplicados à manutenção do condomínio com elevadores, pintura e jardinagem, por exemplo.

Os gastos não planejados, necessários a partir do surgimento de algum imprevisto, e, em alguns condomínios que não possuem medidor individual nas unidades, a cobrança de água e gás é necessariamente somada e rateada igualmente entre todos os condôminos.

O que compõe a taxa de condomínio?

  • Pagamento de funcionários;
  • Energia consumida pelas áreas comuns e área de lazer;
  • Água consumida — caso não sejam hidrômetros individuais, IPTU e manutenções realizadas;
  • Somar os gastos com manutenção de equipamentos como elevadores, bombas e portões;
  • Índice para reajustar o valor, pensando na inflação que pode ser sofrida no próximo ano;
  • Definir a taxa de inadimplência;
  • Valor do fundo de reserva.

Quem paga condomínio paga água e luz?

Depende do que estiver disposto no contrato, se for o caso de locação. Atualmente, com o advento de plataformas como AirBNB, está cada vez mais comum o aluguel de apartamentos que já incluem todas as despesas, inclusive água, luz, internet, etc.

Se não for locação, o proprietário do local deve consultar as leis condominiais para saber o que está ou não incluso na taxa condominial. Há edifícios em que o registro de água é separado, caso em que cada condômino será responsável por sua conta de água. Quanto à energia elétrica, em geral, os medidores são individuais.

Quem paga condomínio tem que pagar IPTU?

Se for um contrato de locação, conforme dito anteriormente, depende do que estiver disposto no documento.

O importante para se destacar quanto a esse ponto é esclarecer que o IPTU é um imposto cobrado pela Prefeitura, ao passo que a taxa condominial é cobrada pelo condomínio. Eles não se confundem.

Como economizar no condomínio?

É importante fazer uma revisão dos gastos do condomínio periodicamente para verificar se algumas despesas podem ser evitadas ou reduzidas. Porém às vezes, o valor com zelador está mais elevado do que comparado a outras empresas que realizam o mesmo serviço.

Pode ser também que o gasto com água e luz esteja muito alto e seja necessário realizar campanhas para incentivar os moradores a reduzirem o consumo.

Seja qual for a situação, todos esses cortes de gastos devem ser feitos sempre que possível, mas nunca eliminando a qualidade dos processos.

Em outro artigo escrevemos sobre 05 maneiras que podem reduzir os custos do condomínio e assim tentar diminuir a taxa do mesmo. Basca clicar aqui!

 

Até breve.

 

QUEM PAGA CONDOMÍNIO, TAMBÉM PAGA ÁGUA E LUZ?
04/12/2020   publicado por: Condac Condomínios
Tags:
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio