Condomínio Simples

3 DICAS PARA RESOLVER AS DÍVIDAS DA GESTÃO ANTERIOR

A mudança de gestão em qualquer segmento é muito delicada. Num condomínio não poderia ser diferente! Quando o novo síndico tem a sorte de assumir o condomínio organizado e sem dívidas é uma maravilha, mas, quase sempre, isso não é comum. Pensando em ajudar a você síndico que recentemente assumiu um condomínio com problemas financeiros, separamos 3 dicas para ajudar a resolver as dívidas da gestão anterior.

 

DICA 01 – PRIORIZE

Alguns pagamentos não podem atrasar, por muitos deles são necessidades básicas do dia a dia, como energia e água. Negocie com as prestadoras algum acordo ou parcelamento para que não seja cancelado o fornecimento do serviço.

Outra prioridade deve ser o pagamento dos impostos e do corpo de funcionários fixos do condomínio. Resolver as dívidas da gestão anterior não é uma tarefa simples.

 

DICA 02 – NÃO É BOM, MAS É O JEITO! – TAXA EXTRA

Nenhum novo síndico que iniciar a sua gestão solicitando taxa extra no condomínio, mas infelizmente nesses casos de dívidas da antiga gestão e sem dinheiro no caixa, a taxa extra é uma saída para sanar algumas prioridades e não prejudicar ainda mais o condomínio.

Convoque uma assembleia para que seja aprovada a taxa extra, mas atente-se em apresentar as dívidas deixadas pela gestão anterior e indicar as prioridades a serem pagas. O importante é que os condôminos entendam o porquê deverão pagar a taxa extra e o novo síndico não seja responsabilizado pelo erro do síndico anterior.

 

DICA 03 –  SEJA TRANSPARENTE

Se a gestão passada deixou tantas dívidas, com certeza não deve ter sido uma administração saudável e isso deve ter trazido muita dor de cabeça para todos os condôminos. Para se resolver as dívidas da gestão passada, é importante que  nessa nova fase você seja transparente e apresente todos os passos e o esforço para organizar o que não foi satisfatório. Faça a prestação de contas para que todos acompanhem a evolução do condomínio. Solucionar em conjunto é sempre mais fácil. Afinal, o condomínio é um corpo que todos precisam estar engajados para fazer dar certo e assim transforma-lo num ambiente saudável.

 

DICA EXTRA – FAÇA A COBRANÇA DOS INADIMPLENTES

A inadimplência pode ser um dos fatores para as dívidas do condomínio, a cobrança desses inadimplentes é necessária para dar um folego ao caixa. Há alguns dias escrevemos um texto dando algumas dicas de como cobrar os inadimplentes. Clique para saber mais como você pode cobrar e os cuidados que deve ter. 

 

AGORA É COM VOCÊ

O novo síndico foi eleito democraticamente porque conquistou a confiança da maioria dos condôminos, faça valer essa confiança para que tudo ocorra bem. Ninguém é obrigado a ser síndico, mas se você aceitou esse desafio nada fácil, mas ao mesmo tempo encantador, trabalhe duro e que ao final do mandato sua boa gestão seja lembrada.

 

Se você gostou das nossas dicas continue acompanhando o blog e as redes sociais da CONDAC.

 

 

 

RESOLVER AS DÍVIDAS DA GESTÃO ANTERIOR
18/03/2020   publicado por: Condac Condomínios
Tags: #dividas no condominio #inadimplencia #síndicoprofissional #taxa extra
Icone House

Nós conhecemos a vida em condomínio

Temos soluções ideais para o seu condomínio